Surfando para ganhar!!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mutirão de limpeza é realizado na Lagoa do Marcelino em Osório

Visando a preservação dos espaços naturais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou um mutirão de limpeza no complexo de lazer da Lagoa do Marcelino, em Osório. A atividade, que ocorreu na última quarta-feira, dia 23, contou também com a participação dos estudantes do Projeto Fotografando Cidadania, uma parceria entra a secretaria, a ONG Nordestão, de Balneário Pinhal, e a Petrobras, que ofertam um curso de fotografia gratuito aos alunos da rede municipal.

Na ação, os participantes receberam material para efetuar a limpeza como luvas e sacos plásticos, além de orientações do manuseio adequado com os resíduos durante a coleta. Também foram informados pela bióloga sobre o ecossistema da lagoa, que passa pelo período de plantio de mudas de árvores e da desova das tartarugas.

A bióloga da secretaria, Daiana Bernardes Correa, salientou que essa iniciativa é fundamental para conscientizar os estudantes que são agentes multiplicadores da causa ambiental. "São ações em que tentamos sensibilizar as crianças e sempre levamos a mensagem para eles passarem adiante essa ideia de colocar o lixo na lixeira e colaborar com a coleta seletiva", destacou Daiana. 

O aluno da 6ª série da Escola Osvaldo Amaral,  Acrides Josino D’Ávila Junior, considera importante que a população não jogue lixo próximo à lagoa.  "Eu acho muito legal esse mutirão porque as pessoas têm que se conscientizar que o lixo tem o seu lugar e não é perto das margens da lagoa", falou Acrides.

O Projeto Fotografando Cidadania que está em sua segunda edição, além de estimular às práticas fotográficas, ainda aborda questões de cuidado ambiental em saídas de campo pela região litorânea. O curso, ministrado pelo fotógrafo Pedro Gonçalves, tem duração um ano e beneficia 30 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Osvaldo Bastos, Francisco Panni e Osvaldo Amaral.

Litoral Mania

Nenhum comentário:

Postar um comentário