Surfando para ganhar!!!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Energia Eólica


Visite o site http://www.ventosdosulenergia.com.br/lowres.php e tenha uma visão geral do Parque Eólico de Osório - Rio Grande do Sul. Energia limpa e sem destruir a natureza

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Designer cria sistema universal de embalagens


Você já pensou em uma embalagem de papelão que pudesse se embalar produtos de qualquer formato? O designer Patrick Sung pensou e, mais do que isso, tornou a ideia realidade.

A criação foi chamada de Universal Packaging System (UPS) e é feita de papelão ondulado reciclado, que consegue se adaptar ao produto graças às suas muitas dobras. Assim qualquer objeto pode ser embalado com segurança e praticidade.

O UPS ainda não foi adotado por nenhuma grande empresa, mas potencial para ser “realidade”, ele tem de sobra!

http://ciclovivo.wordpress.com/2010/04/28/sistema_universal_embalagem/

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A lata de alumínio


A lata

A lata é um recipiente cilíndrico que acondiciona alimentos ou bebidas.O armazenamento de alimentos sempre foi um grande problema para a humanidade devido à sazonalidade entre sua produção e seu consumo.Antigamente, por falta de tecnologia, os alimentos eram armazenados sem processamento.

Contudo, à medida que a população foi se urbanizando, surgiu a necessidade do alimento estar à disposição dos consumidores com rapidez e boa qualidade.Esta necessidade deu origem ao desenvolvimento das tecnologias de processamento e conservação de alimentos.

O alumínio é atóxico, resistente e maleável. É, por tais características, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensíveis à luz, à água e ao calor. São bastante seguras para o consumidor, além de gerarem economia de eletricidade por gelarem muito rápido.

Além disso, o alumínio é muito mais leve que o vidro, não enferruja e mantém o sabor da bebida inalterado. A lata de alumínio é 100% e infinitamente reciclável, o que diminui os danos ao meio ambiente.

fonte: http://www.abralatas.com.br

Reciclagem Artesanal de Papel


Reciclar papel é uma forma de reaproveitar parte das coisas que jogamos fora. Coisas que, com o restante do nosso lixo, acabariam desperdiçadas nos lixões e aterros das cidades

Cerca de 40% do lixo urbano é papel. A reciclagem industrial de papel atualmente recupera 30% dos papéis descartados no Brasil, com grandes vantagens para o ambiente. Cada tonelada de papel reciclada poupa, em média:
- 60 eucaliptos adultos (conforme o processo industrial usado);
- 2,5 barris de petróleo;
- 50% da água usada na fabricação normal (ou 30.000 litros);
- o volume de cerca de 3 metros cúbicos nos lixões e aterros.

A reciclagem do papel também gera menos poluição da água (65%) e do ar (26%) do que a fabricação a partir da celulose virgem (segundo o World Watch Institute).

Esta receita é de reciclagem artesanal de papel. Certamente você não dará conta de transformar todos os papéis que você descarta - caixas, envelopes, jornais, impressos, etc - em papel novo. A reciclagem caseira é educativa e divertida, uma forma de vivenciar o processo. Os papéis que você não reciclar podem ser separados e encaminhados para catadores, sucateiros, entidades assistenciais ou, se existir, para o programa de coleta seletiva de sua cidade.

Ler artigo completo

http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=181

Consciência Ecológica

O homem em constante aprendizado, agora se vê num difícil desafio. Melhorar as condições de viver num planeta que sofre com poluição, aquecimento global, desmatamento desordenado, tempestades, terremotos e por aí vai. Aprender a usar os recursos da terra para sobreviver. E ao mesmo tempo, fazer isso sem prejudicar a natureza, o ecossistema. Pois isso pode reverter contra o próprio ser humano. Este blog não tem por objetivo levantar alguma "bandeira" de luta contra este ou outro govereno. Apenas conscientizar as pessoas de que o pouco que podemos fazer, desde a nossa casa, pode colaborar e muito para vivermos num planeta mais puro e limpo. Terá notícias, informação, novas técnicas de reciclagem e avanços tecnológicos em prol do desenvolvimento sustentável das riquezas naturais.

www.essosilveirablogger.blogspot.com

A Poluição do Ar


Introdução

Desde a metade do século XVIII, com o início da Revolução Industrial na Inglaterra, cresceu significativamente a poluição do ar. A queima do carvão mineral (fonte de energia para as máquinas da época) jogava na atmosfera das cidades industriais da Europa, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o homem teve que conviver com o ar poluído e com todas os danos advindos deste "progresso" tecnológico.

Causas e consequências

Nos dias de hoje, quase todas as grandes cidades mundiais sofrem com os efeitos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na relação das mais poluídas do mundo.

A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado.

Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc). Nos últimos anos, a Acrópole de Atenas passou por um processo de restauração, pois a milenar construção grega estava sofrendo desgaste com a poluição da capital da Grécia.

O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura no planeta Terra. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, impedindo a dissipação do calor. Desta maneira, o calor fica concentrado nas camadas baixas da atmosfera, provocando mudanças no clima. Pesquisadores afirmam que já está ocorrendo a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão entrar em extinção e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência e intensidade.

Diante das notícias negativas, o homem tem procurado encontrar medidas para solucionar estes problemas ambientais. Os sistemas tecnológicos estão avançando no sentido de criar máquinas e combustíveis cada vez menos poluentes ou que não gerem nenhuma poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de automóveis movidos a álcool, combustível renovável, não fóssil, que poluí pouco. Testes realizados com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão usar um tipo de combustível que lança no ar apenas vapor de água.

http://www.todabiologia.com

Coca Cola lança PlantBootle

A Coca-Cola Brasil anuncia o lançamento da PlantBottle, embalagem feita de PET na qual o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo.

De acordo com a empresa, a novidade reduzirá a dependência da companhia com relação aos recursos não-renováveis - já que a garrafa tem origem parcialmente vegetal (30% à base da planta) – além de diminuir em até 25% as emissões de CO².

A PlantBottle é 100% reciclável. A nova garrafa – que mantém cor, peso e aparência da PET convencional – começará a ser comercializada em abril, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.

"Ao substituir parte do petróleo usado na fabricação do PET por etanol de cana-de-açúcar, um recurso absolutamente renovável e abundante no país, a Coca-Cola Brasil inaugura uma nova era para as embalagens plásticas", declara Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil.

A expectativa é de que, em 2010, a produção inicial das garrafas PlantBottle resulte na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo.

Além disso, segundo Rino Abbondi, vice-presidente de Técnica e Logística da empresa, "a cana-de-açúcar é a fonte mais eficiente para a fabricação de etanol. Com este quadro, o Brasil coloca-se como futuro exportador de bio-MEG (componente feito com cana de açúcar, usado na PlantBottle), fomentando assim a geração de empregos e alavancando o setor sucroenergético do país."Vale destacar que 100% das embalagens de PlantBottle de todo o mundo usará etanol brasileiro".

http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=44855